7 de jul. de 2025
Você já sabe que planejar sua aposentadoria é importante. Mas sabe por que o planejamento pode impactar tanto o valor que você vai receber?

Imagine dois trabalhadores, Ana e João. Ambos têm 35 anos de contribuição e estão próximos da idade para se aposentar. Ana decidiu fazer um planejamento previdenciário; João nunca se preocupou com isso.
Ana revisou seu CNIS e percebeu que havia contribuições que não foram computadas, como o período em que trabalhou informalmente antes do primeiro emprego formal. Ela procurou um especialista e conseguiu averbar esse tempo, aumentando seu tempo total de contribuição.
Além disso, Ana descobriu que poderia optar por uma regra de aposentadoria que, embora exigisse esperar um pouco mais, lhe garantiria um benefício 20% maior.
Ela também identificou que poderia converter tempo especial (trabalho insalubre) em tempo comum, melhorando o cálculo do benefício.
Já João, sem planejamento, solicitou a aposentadoria assim que atingiu a idade mínima, sem revisar documentos ou avaliar regras. Seu benefício foi concedido com base no que estava registrado, sem o acréscimo do tempo informal ou especial, resultando em um valor menor.
O que Ana ganhou?
Mais tempo computado para aposentadoria;
Melhor regra aplicada;
Benefício mais alto e justo.
E João?
Perdeu dinheiro e tempo;
Ficou sem saber se poderia ter um benefício maior.
Conclusão: O planejamento previdenciário não é só para cumprir uma formalidade, mas uma estratégia que pode fazer uma grande diferença financeira no seu futuro.
Se você quer garantir que sua aposentadoria seja calculada de forma justa e vantajosa, comece a planejar o quanto antes. Revisar documentos, identificar direitos e escolher o melhor momento para pedir o benefício são etapas fundamentais que só um planejamento eficaz pode proporcionar.